Esta semana escolhemos como Dica um pastel feito com queijo. O Pastel Bonzão é o nosso sabor de número 17 e tem em seu interior dois tipos de queijos: Catupiry e Parmesão. Saiba mais sobre os queijos e seus tipos.
Queijos
Os queijos podem ser classificados de acordo com o tipo de leite, textura, grau de maturação e intensidade de seu sabor e aroma. A classificação mais comum é de acordo com a textura (queijos duros e semiduros, macios, frescos, etc). A consistência dos chamados queijos duros varia de lisa e fácil de cortar até a áspera e granulada.
Qualquer que seja o tipo de queijo a matéria-prima é uma só: o leite (que pode ser de vaca, de ovelha, de cabra e de búfala). A quantidade de gordura do leite, integral, semi-desnatado, desnatado ou enriquecido com nata, resulta em diferentes tipos de queijo. A quantidade de água que se elimina no processo de produção do queijo determina a maciez, o tipo de casca e o mofo que irá se desenvolver no queijo. A casca é um dos primeiros aspectos a se avaliar em um queijo.
Queijo Catupiry ( Marca registrada de Requeijão)
Quem não conhece o saboroso requeijão Catupiry, presente em tantos pratos brasileiros como pizza, pastel, frango e mais uma infinidade de outras receitas? Sinônimo de qualidade, comprovado por várias gerações, o requeijão Catupiry foi criado em 1911 por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. A receita, criada por Mário, é até hoje um segredo mantido a sete chaves.
Em agosto de 1936, a marca Catupiry - que significa "excelente" em tupi-guarani - foi registrada sob o número 47449. Atualmente, os produtores chegam a comprar aproximadamente cem mil litros de leite por dia para atender às encomendas. Com uma produção diária de cerca de vinte toneladas de requeijão, a Catupiry estima que existam atualmente 15 milhões de consumidores de seu requeijão em todo o mercado nacional. Notável pelo baixo teor de acidez, o requeijão se tornou ingrediente indispensável em inúmeros pratos, e foram inventadas várias receitas de massas, peixes e aves em todo o país preparadas "ao modo Catupiry".
Queijo Parmesão
O parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.
Características: Originário de Modena, Parma, Reggio Emilia, zonas de Bolonha e Mântua, é um queijo duro, elaborado com leite cru de vaca e tem a forma de um tambor pesando de 24 kg a 40 kg. O controle de qualidade é tão grande, que as vacas que produzem o leite para a sua produção só podem alimentar-se de grama fresca, feno ou alfafa. Dessa maneira, garante-se um queijo de excelente qualidade. Apresenta uma casca muito dura, grossa, brilhante e tem uma cor que vai do amarelo ao alaranjado. O parmiggiano reggiano tem um aroma doce e frutado (lembrando abacaxi). Tem um sabor forte, robusto, encorpado e rico, mas jamais demasiadamente forte. Pode ser guardado durante vários meses na geladeira.
Como usar: Queijo de mesa, servido em lascas como entrada. Ralado ou em lascas, entra em molhos, massas, risotos, sopas e saladas. Poder ser ralado e guardado no congelador.