segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pastel Delicioso (22) - Dica da Semana

A nossa indicação para esta semana é o Pastel Delicioso - número 22. Um pastel irresistível e que reúne três ingredientes: bacon, frango e parmesão.   

Bacon - O termo "Bacon" vem de dialetos alemães e franceses e era geralmente usado para definir carnes de porco. Feito da paleta do porco curada e defumada, o bacon atravessa gerações e se mantém firme nos pratos e receitas de todo o mundo.

Tamanha é a tradição deste produto que, nos Estados Unidos, 70% do bacon produzido é consumido no café da manhã.

Para nós brasileiros, o toucinho – como chamamos – é um ingrediente indispensável na culinária.





Frango - É um dos alimentos mais consumidos no Brasil e se tornou a comida preferida de muitas pessoas por vários motivos. A deliciosa carne do frango tem muitas propriedades nutritivas e é mais fácil de ser digerida.



Queijo Parmesão – esse queijo é uma das variantes dos chamados queijos Grana, assim denominados por possuírem uma estrutura granular de consistência dura e seca (26 até 36% de umidade). Na Itália, conforme a área de produção, existem diferentes tipos de queijos Grana. Assim, para regiões próximas a Reggio e Parma produz-se o Reggiano e o Parmesano (Parmesão). Para outras áreas de produção como a região da Lombardia encontra-se o Grana Padano.

Atualmente, os queijos Grana não são exclusividades italianas e são elaborados em todo planeta. Na realidade, desde tempos remotos os suíços já elaboravam o seu Grana, o SBRINZ, originário do Cantão de Ticino (principal zona de produção). 

Com a imigração italiana no Brasil, o queijo Parmesão e algumas variantes do Grana foram sendo introduzidos no Brasil e atualmente constituem um dos produtos elaborados em grandes proporções, estando à mesa dos brasileiros de norte ao sul do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...