quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Caipirinha

A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão-taiti não descascado (ou outra lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares, restaurantes, e aqui na Babico Pastelaria.

Na Babico Pastelaria você pode experimentar um delicioso pastel crocante e quentinho na companhia de uma saborosa caipirinha. As caipirinhas geralmente são preparadas para um copo de cada vez, já que seus ingredientes têm quantidades irregulares e não se misturam perfeitamente, o que complica fazer uma boa divisão.



Origem e evolução

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado com casca e mel nasceu no interior do estado de São Paulo, sendo considerada um poderoso remédio contra a gripe, a partir desta foi desenvolvida a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo. 


De fato, o próprio nome "caipirinha" alude à origem caipira, nome pelo qual são conhecidos os habitantes do interior. Em outros lugares do Brasil o aperitivo recebe nomes diferentes. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, o rum, o saquê e por vezes o Steinhäger, ao gosto do freguês. O limão vez por outra dá lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. 


Alguns barmen recentemente têm criado outras receitas de "caipirinhas", e hoje já se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.


Deu água na boca? Então venha até a Babico Pastelaria degustar esta bebida tipicamente brasileira acompanhada de um pastel ou uma porção de fritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...