quarta-feira, 7 de março de 2012

Pastel Ternura 1 (73) - Dica da Semana

Esta semana vamos adocicar seu paladar com nossa dica especial. Pastel Ternura 1, nosso sabor de número 73, uma combinação perfeita de morango e chocolate preto. Confira um pouco mais sobre esta tentação de pastel.


Morango

De nome científico Fragraia Vesca Var Hortensis, o morango é um fruto originário da Europa. Pertence à família das rosáceas – a mesma das rosas, maçãs, cerejas e pêras. É um fruto rasteiro. Em sua superfície encontram-se carocinhos que são supostas sementes. No entanto, ele tem uma única semente, que se liga ao fruto por um pequeno ponto.


No Brasil o morango tem mostrado melhor adaptação do Sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, pois não suporta temperaturas elevadas. Seu período de safra vai de junho a outubro.

É um alimento com poucas calorias. Rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B. São dadas algumas funções para o morango, como segue abaixo:
  • Tratamento de gota, reumatismo; 
  • Estimula os processos de absorção na infância;
  • Aumenta resistência a infecções;
  • Ação anticancerígena;
  • Possui muitas fibras;  
  • As folhas são antiinflamatórias;
  • Equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais, o sistema nervoso e as glândulas endócrinas;
  • Evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos,  ajuda a cicatrizar ferimentos. 

O morango é utilizado na forma in natura ou em sucos, doces, geléias, mousses, cremes e na Babico Pastelaria você encontra em pastéis doces, como o Ternura 1.

Chocolate Preto

Sua matéria-prima, o cacau, era considerada por maias e astecas o alimento dos deuses. Tamanha veneração talvez tenha se originado da dedução de que as sementes do fruto do cacaueiro escondiam diversas propriedades. Se eram realmente divinas, isso ainda carece de comprovação. No entanto, quase cinco séculos depois de os espanhóis enriquecerem o paladar europeu com um dos sabores do Novo Mundo, sobram evidências científicas de que o chocolate amargo, guloseima com um gosto peculiar justamente por ter maior teor de cacau na sua composição, promove uma série de benefícios para a nossa saúde.


Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse chocolate confirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial. O trabalho avaliou 44 pacientes entre 56 e 73 anos, pré-hipertensos ou no estágio inicial do problema. Durante 18 semanas parte deles consumiu 30 calorias diárias, ou 6,3 gramas de chocolate amargo, algo equivalente a um único pedaço de uma barrinha. Os demais participantes ingeriram o tipo branco.


Aqueles ínfimos 6,3 gramas da versão de gosto mais acre derrubaram a pressão que o sangue exerce sobre os vasos a máxima, ou sistólica, em 1,6 milímetros de mercúrio e a mínima, a diastólica, em 1 milímetro de mercúrio. Além disso, a prevalência da hipertensão problema que acomete cerca de 1 bilhão de pessoas no globo e é responsável por milhares de casos de infarto e derrame caiu de 86% para 68%.


A queda de cada 2 milímetros de mercúrio na medida da pressão máxima já diminui bastante o risco de morrer de AVC ou do coração, assegura o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No estudo alemão, provou-se ainda que tudo isso pode se dar sem alterações no peso e nas taxas de açúcar e gordura na circulação.

Então, agora que você já sabe os benefícios do recheio de nosso pastel, venha até a Babico Pastelaria provar essa delícia de pastel doce. Esperamos você!!

Fotos: divulgação
Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...