segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pastel Apetitoso 1 (31) - Dica da Semana

Começamos o ano de 2012 cheios de energia para preparar os melhores pastéis da cidade para você. E nesta semana, como de costume, reservamos uma dica especial para você: Pastel Apetitoso 1, uma combinação especial de calabresa, ovos, azeitonas e mussarela. O nosso pastel de número 31 está disponível nos tamanhos pequeno e grande. Gostou da dica? Então aproveite para conferir abaixo mais detalhes sobre esses deliciosos recheios, e venha provar pessoalmente esse sabor na Babico Pastelaria de Joinville. Esperamos por você!!

Calabresa

Linguiça calabresa é um tipo de linguiça condimentada com pimenta calabresa. Criada no Brasil possivelmente sob influência da imigração italiana, essa linguiça é muito apreciada como cobertura para pizzas e recheio para pastéis.


Azeitonas

A Azeitona é uma espécie de árvore pequena da família Oleaceae, nativa das zonas costeiras do leste da Bacia do Mediterrâneo, bem como do norte do Irã no extremo sul do Mar Cáspio. O seu fruto, também chamado de verde-oliva, é de grande importância agrícola na região mediterrânea como fonte de óleo de oliva. A árvore e seus frutos dão seu nome à família de plantas que também incluem espécies como o lilás e o jasmim. A palavra deriva do latim "oliva", que por sua vez vem do grego ἐλαία ( Elaia ), em última análise a partir de grego micênico e-ra-wa ("elaiva") ou "óleo".


Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva. E como todos os óleos vegetais não contém colesterol sendo rico em ácidos graxos insaturados que são benéficos para incrementar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de benéfica a azeitona contém gordura, tornando-a muito calórica. Nutricionistas recomendam consumir o fruto moderadamente como aperitivo ou acrescentá-lo a pratos com carnes, massas (pastéis), saladas, etc.

Mussarela

O Queijo Mussarela é um dos queijos mais consumidos no Brasil sendo utilizado no preparo de massas, sanduíches, saladas, pastéis e churrascos. 


Esse queijo pode possuir os seguintes formatos: retangular ou bolinha, com um sabor levemente ácido e um peso variando de acordo com a forma. Sua massa pode ser crua (consumo imediato), semi-cozida ou cozida (dependendo do fermento empregado e uso do produto final), fermentada, filada e salgada.

Ovos

Para muitos, o ovo faz mal porque tem colesterol. Mas é fundamental saber que a constituição lipídica da gema do ovo é uma das mais perfeitas para a nutrição infantil. Os VLDL, em que se encontram grande parte dos lipídios da gema, são praticamente perfeitos para a constituição da membrana celular e, portanto, de grande economia metabólica. 


A clara do ovo é pura proteína de altíssimo valor biológico. Os médicos e nutricionistas brasileiros precisam quebrar o paradigma negativo relativo à presença do ovo na dieta de nosso povo principalmente porque este alimento pode atender populações carentes na seguinte base: dois ovos por dia custando menos de 20 centavos de real mas suprindo metade da exigência protéica de crianças de até 10 anos de idade. 

É possível imaginar uma dieta com dois ovos, feijão e farinha de mandioca atendendo todas as necessidades protéicas das crianças carentes de nosso país a um custo baixo. É possível imaginar as crianças da rede pública de ensino recebendo um omelete de dois ovos e um pãozinho d’água mais um copo de leite como café da manhã e ter grande parte de sua demanda protéica diária atendida por um custo inferior. 



Fotos: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...